domingo, 25 de abril de 2010

O seriado Chaves estreou-se em 1971



O seriado Chaves estreou em 1971, na TV Tim, no México, e contava com poucos personagens. Estes ainda não tinham características bem definidas e suas personalidades não eram tão fortes.

A história gira em torno de um garoto órfão, que é tratado pelo nome de Chavo, que significa “garoto, moleque” em espanhol. No seriado, nunca foi revelado o seu verdadeiro nome. Ele mora numa vila e é nela que se desenrolam as ações da série. Seus melhores amigos são: Frederico (Quico), filho de Dona Florinda, uma viúva ranzinza, vinda de uma família de elite hoje em decadência, mas que ainda tenta manter a pose e o status que lhe resta; e Francisquinha (Chiquinha), órfã de mãe, que faleceu logo após o parto. Ao longo de mais de uma década, o seriado sofreu modificações, tanto físicas (cenário, figurino) quanto psicológicas. Os personagens foram tomando personalidades distintas, diferenciando-se uns dos outros, e novos personagens foram surgindo.

Havia ainda muitos personagens secundários, que apareciam de vez em quando, como Paty, Pópis, Nhonho, além de personagens com aparição única como Glória, Malicha e Seu Madroga, que supriam a ausência de algum dos atores principais.

Com a saída de Carlos Villagrán, em 1979, e Ramón Valdés também em 1979, para se dedicarem a outros programas, novos personagens foram ocupando esses lugares. Para substituir Quico, deram mais espaço para o filho do Sr. Barriga, que se chamava Nhonho (em espanhol, se chama Ñoño, que significa bobo, tonto), e uma avó para Chiquinha, que se chamava Dona Neves (Neves era o sobrenome da atriz que fazia os dois personagens, Maria Antonieta de las Nieves). Outro personagem introduzido posteriormente foi o carteiro Jaiminho, interpretado por Raul “Chato” Padilla. A série começou, então, a se desenrolar entre dois cenários: a vila e o restaurante da Dona Florinda.

CHAVES NO BRASIL

Alguns episódios do seriado vieram por acaso no meio das fitas de novelas mexicanas que o SBT naquela época já importava da Televisa. Apesar de muito criticado pela cúpula do SBT, Sílvio Santos apostou na série e mandou que a dublassem. O programa estreou no Programa do Bozo em 1984, com o episódio “Caçando Lagartixas”, e o seriado era exibido as segundas, quartas e sextas.

Com o tempo, a repercussão e, conseqüentemente, a audiência de Chaves foi crescendo, e novos lotes de episódios foram chegando, enquanto alguns deixavam de ser exibidos por motivos misteriosos. Chaves já ocupou vários horários na programação do SBT, conquistando audiências surpreendentes em todos eles, chegando a vencer os programas da Rede Globo e, aos poucos, se tornando um dos trunfos da emissora de Sílvio Santos.

Há pouco tempo, a série passou por algumas dificuldades, deixando de ser exibida durante algum tempo, e sempre voltando com o apelo incessante dos fãs.

Agora o caso mais badalado das séries CH foi em 2005. O contrato de Chaves, que terminava no dia 20 de junho, não tinha sido renovado até poucos dias antes do término, e muitas outras emissoras correram atrás da Televisa com interesse em Chaves. Uma delas foi a Rede Globo que chegou a fazer uma proposta, mas a Televisa a recusou dando preferência a emissora de Silvio Santos por causa do contrato que o SBT tem com as novelas da TV mexicana. O SBT pagou cerca de US$ 1,5 milhão pela renovação do contrato.

Por onde andam?

Chespirito e Florinda Meza
Para quem não sabe, os dois casaram-se em novembro de 2004, em uma cerimônia realizada apenas no civil, para parentes e amigos mais próximos. Recentemente mudaram-se para uma nova casa.
Roberto Gomez Bolaños, mais conhecido como Chespirito, vive com seus seis filhos e até alguns meses atrás brigava com Maria Antonieta de las Nieves (Chiquinha) por direitos autorais da personagem. Porém, felizmente, os dois entraram em um acordo e Maria Antonieta agora poderá usar a imagem do personagem.
Chespirito e Florinda continuam trabalhando na emissora de TV mexicana Televisa, criando alguns projetos.

Maria Antonieta de las Nieves
Maria participou recentemente da novela infantil "Sueños y Caramelos" da Televisa, como protagonista. Há pouco tempo também, a atriz quase sofreu um grave acidente. Ela estava aguardando a gravação de uma de suas cenas quando uma enorme lâmpada do estúdio caiu, justamente no lugar onde ela estava sentada minutos antes. Maria comentou que foi um anjo que a alertou para sair dali antes da lâmpada cair.
Fou a primeira vez em 30 anos que Maria Antonieta interpreta uma personagem além de Chiquinha.

Carlos Villagran
Atualmente, tem um circo chamado "El Circo de Kiko", que inclusive, já veio ao Brasil em 1995. Neste período, o ator concedeu entrevistas para Serginho Groisman no "Programa Livre" e para Jô Soares. Ele esteve em Foz de Iguaçu em setembro de 2003. É casado e tem três filhos.
Villagrán e Chespirito, do contrário da ficção, não são amigos atualmente.
Por enquanto só o Villagrán continua fazendo shows como Quico, mas pensa em parar há tempos. Ele atualmente mora na Argentina, com sua esposa e filhos.

Edgar Vivar
Edgar, nos últimos anos, infelizmente teve vários problemas cardíacos devido a seus 134 quilos e chegou há ficar seis meses internado numa UTI. Atualmente também tem um circo, assim como outros ex-atores das séries, e faz novelas e peças de teatro. É divorciado e pai de dois filhos, sua ultima produção foi uma série na Argentina.
Em 2003 esteve no Brasil, e foi ao programa "Falando Francamente" de Sônia Abrão. Edgar foi muito homenageado e se emocionou bastante no programa.
Edgar, recentemente foi homenageado em um programa no Chile e inclusive interpretou o personagem num especial. Chaves, Chiquinha e Seu Madruga foram feitos por outros atores.

Ruben Aguirre
Devido a um problema na perna, Rubén tomou cortisona imaginando que tinha artrite, já que sofria de terríveis dores no joelho. O problema, no entanto, não era esse e Rubén acabou engordando vinte quilos. O ator comemorou seus setenta anos com 122 quilos. Até então ele se apresentava com seu circo “El Circo Del Professor Jirafales”. Há tempos Rubén não dá entrevistas e nem fala com a imprensa, pois ele tem vergonha da sua aparência.
Rubén atualmente está em turnê com seu circo, na Argentina.

Fonte:http://www.viladochaves.com

Nenhum comentário: